Coro Margareth Picler participa da Semana Cultural de Curitiba e Orquestra Uninter se apresenta no Memorial de Curitiba

O Coro Margareth Picler fará uma apresentação especial, inspirada nas diferentes culturas do Brasil, no dia 14 de maio, às 20h, no Memorial de Curitiba. O coro é composto por alunos do curso de Licenciatura em Música e demais cursos da Uninter, colaboradores da instituição e voluntários da comunidade em geral.
São mais de 200 vozes participando, de forma presencial e online, em uma interatividade com estudantes de vários estados do Brasil, sob a regência de Jeimely Heep Bornholdt.
“Nosso espetáculo contará com um repertório diversificado, abrangendo todas as regiões do Brasil. O nome do espetáculo será ‘Somos um só Brasil’, baseado em nossas experiências com coralistas de todo o país.”, conta a maestrina. Confira o repertório de músicas da noite:
- One Day – Matisyahu Arranjo Alysson Siqueira
- Nhamandu Miri – Tradicional Guarani
- Duas Cirandas – Tradicional Pernambuco
- Feira de mangaio – Sivuca e Glorinha Gadêlha
- Asa Branca – Luíz Gonzaga. Arranjo Alysson Siqueira com copos
- Amigo Velho – Ricardo Ramos da Cruz e Zeider Fernando Pires. Arranjo Alysson Siqueira
- Amazônia – Vavá Rodrigues/Cezar Elbert Arranjo Cezar Elbert
- Chalana – Almir Sater – Dueto
- Céu, Sol, Sul, Terra e Cor – Jader Moreci Teixeira – Arranjo Alysson Siqueira
- Amavolovolo – Tradicional Zulu
- O abre alas – Chiquinha Gonzaga
- Somos – Arranjo Alysson Siqueira
- BIS – Singing all together – Thor Gummeson
O Coro Margareth Picler, da Uninter, é formado por alunos, professores e colaboradores da universidade, assim como voluntários da comunidade em geral. Seus primeiros ensaios começaram em 2020, na pandemia. O grupo é regido pela maestrina e mestre Jeimely Heep Bornholdt, que é professora do curso de música na Uninter. O coro foi idealizado pela professora Dinamara, os professores sonharam juntos e formaram o Coral Uninter. O professor Alysson é mestre em música e correpetidor do grupo, além de compositor e arranjador. O objetivo do coro é realizar apresentações e levar a música para todos de Curitiba e região.
Serviço:
- Data: 14 de maio
- Horário: 20h
- Local: R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco, Curitiba – PR, 80020-170
- Entrada: 1kg de alimento não perecível ou 1L de leite
Orquestra Uninter faz concerto gratuito no Memorial de Curitiba
A Orquestra Uninter fará seu primeiro concerto de 2025 no dia 17 de maio, às 11h, em apresentação gratuita e aberta ao público no Memorial de Curitiba. O grupo conta com 40 integrantes, incluindo colaboradores, professores, alunos e ex-alunos da instituição, além de músicos da cidade, sob a regência de Valentina Daldegan.
Apoiada pela Fundação Wilson Picler, a Orquestra Uninter tem a proposta de aproximar o público da música por meio de obras que fazem parte de seu imaginário, além de democratizar o o à música orquestral e valorizar a diversidade cultural. Para a maestrina, esta é uma forma de celebrar a cultura em suas múltiplas expressões, com o livre e em um espaço simbólico para a cidade.
Com um repertório que transita entre o erudito e o popular, a orquestra levará ao público clássicos da música brasileira e do cinema mundial. A apresentação terá inclusive harpa e canto, para abrilhantar o repertório que conta com:
- Missão Impossível (Lalo Schifrin)
- Família Adams (Vic Mizzy)
- Cinema Paradiso e Western Medley (Ennio Morricone)
- O tema de Superman (John Williams)
- Corta-jaca (Chiquinha Gonzaga)
- Carinhoso (Pixinguinha)
- Pela Luz dos Olhos Teus (Tom Jobim)
- Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
- A apresentação incluirá ainda a Suite Carmen, de Georges Bizet, com os movimentos Intermezzo, Habanera e Les Toreadors, em arranjo especialmente escrito para o grupo.
A Orquestra Uninter é formada por alunos, professores e colaboradores da universidade, assim como músicos de Curitiba e Região Metropolitana. Seus primeiros ensaios começaram em setembro de 2022. O grupo é regido pela maestrina e doutora em música Valentina Daldegan, que também é coordenadora de cursos de pós-graduação. Ela idealizou a orquestra ao lado do professor e clarinetista Willian Sales, com o objetivo de realizar apresentações culturais tanto na instituição quanto fora dela.
Serviço:
- Data: 17 de maio
- Horário: 11h
- Local: R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco, Curitiba – PR, 80020-170
- Entrada: Franca